domingo, 8 de julho de 2012

DIABETES- Parte 2



Orientações Nutricionais para diabetes (2)

Hérica de orlandis- Nutricionista             Contato:(37)8807-6229

 Faça 5 a 6 refeições ao dia (café da manhã, almoço, jantar e lanches nos intervalos), de preferência em horários determinados.



 Coma alimentos ricos em fibras: verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço), pois o conteúdo de fibras nos alimentos diminui a velocidade do aumento da glicose no sangue.



 Não exagere na quantidade de frutas numa mesma refeição. Lembre-se que as frutas também possuem um tipo de açúcar (frutose).



 Cuidado com os alimentos lights, eles podem conter açúcar. Lembre-se que o alimento diet é modificado, sendo que um ingrediente é substituído por outro, por exemplo, o açúcar pelo adoçante, assim indicado para o diabético. Já o light é o alimento que contém uma porcentagem menos de um ingrediente.



 Sempre verifique no rótulo se existem os ingredientes: glicose, glucose, sacarose ou xaropes. Evite-os, pois eles aumentam o açúcar no sangue. Caso haja dúvidas ligue para o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.



 Evite açúcar, mel, rapadura, xarope, geléias, compotas, doces, sorvetes, biscoitos, bolos, tortas, roscas ou qualquer outro alimento com açúcar.



 Evite excesso de gorduras e de sal presentes em alimentos como: toucinho, banha, gordura de carne, pele de frango, manteiga, margarina, creme de leite, queijos gordos, lingüiça, salsicha, presunto, frituras.



 Como a vontade: acelga, agrião, alface, almeirão, serralha, couve-flor, tomate, repolho, taioba, pepino e pimentão.



 Como o recomendado na dieta: abóbora moranga, beterraba, cenoura, chuchu, vagem, quiabo e ervilha.



 Se você for comer batata, cará, inhame, mandioca, farinha e massas, não se esqueçam de diminuir a quantidade de arroz. E ao cozinha-los, deixe em consistência mais durinha, pois assim o açúcar entra mais devagar na corrente sanguínea.



 Consulte periodicamente o seu médico e o nutricionista. Não tome atitudes sem o conhecimento deles.

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