domingo, 8 de julho de 2012

DIABETES- Parte 3

  

Orientações Nutricionais para diabetes (3)

 Hérica de Orlandis- Nutricionista



1 - Diabetes é o nome dado a um conjunto de situações resultantes da incapacidade do organismo em manter o nível de glicose dentro dos limites normais, que, quando não tratado, esses níveis de glicose atingem valores excessivos causando graves problemas de saúde.



2 – O controle do diabetes se dá através do uso de insulina e/ou dieta equilibrada em carboidratos (açúcares, amidos e fibras), gorduras e proteínas.



3 – Em se tratando de diabético obeso, a quantidade total de calorias da dieta é reduzida para permitir o emagrecimento e favorecer uma melhor tolerância aos carboidratos.



4 – Cuidados a serem observados na alimentação:



a)     Os açucares simples elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue e devem ser evitados. São eles: açúcar (todos os tipos), mel, geléia, compotas, marmelada, suco de frutas industrializadas, refrigerantes, gelatinas, doces, chocolate, cerveja, frutas em conserva ou enlatados, vinhos e bebidas doces, tortas, biscoitos doces, massas e pães brancos.

b)     Mesmo as frutas e o suco natural não deve ser consumo em excesso, pois contém o açúcar simples natural e devem ser consumidos como moderação. Evitar excessos de: laranja, abacaxi, tangerina, banana, caqui, uva, mamão, manga.



c)     Os açúcares complexos ou amidos e fibras não elevam a glicose sanguínea rapidamente e podem ser consumidos em quantidades equilibradas, divididos ao longo do dia. São eles: pães, integrais ou semi-integrais, bolachas água e sal, cereais matinais, mingau de aveia, legumes, macarrão, arroz, farinhas, sopas, vegetais ricos em amido com batata, milho, mandioca, inhame.



d)     As fibras são importantes para diminuir os níveis de glicose sanguínea e facilitar o trabalho intestinal, e estão contidas principalmente nos vegetais. Uma dieta rica em fibras pode ser conseguido por:



Ingestão de pão integral ao invés de pão branco ou escuro;

Ingestão de cereais integrais em lugar de cereais refinados (por ex: arroz integral ao invés de arroz polido)

 Frutas cruas, incluindo a casca ao invés de suco de frutas;

 Vegetais crus ou cozido com casca

 Feijões secos e outras leguminosas como ervilha, lentilha e grão de bico.



e)     Uma ingestão elevada de gorduras contribui para doença dos vasos sanguíneos, devendo-se diminuir o consumo delas e também observar o tipo de gordura a consumir. Preferir óleo e margarina de milho, girassol ou canola, azeite. Evitar as carnes gordas, frituras, banha de porco, manteiga, molhos e cremes, gema de ovo.



f)       É importante observar os horários regulares para as refeições. O estabelecimento de hábitos rotineiros melhora o controle do diabetes e evita a hipoglicemoa ou queda brusca dos níveis de glicose sanguínea, que também são perigosos. Em sinais como: sensação de fraqueza, tontura ou fome, transpiração excessiva e dores de cabeça, palpitação, agulhadas ou formigamento ao redor da boca, dificuldade em concentrar, a pessoa deve ingerir rapidamente alguma forma de açúcar simples (pequena quantidade) e comunicar ao médico ou nutricionista.



g)     Você pode fazer uso de alimentos dietéticos, desde que leia cuidadosamente o rótulo destes produtos



h)     Comer fora de casa não deve ser um problema para o diabético. Em caso de dúvida, perguntar como o prato é feito e se contém ou não açúcar.



i)        O exercício físico regular é importante por duas razões: ajuda a perder peso e aumenta a eficiência da insulina. O grau e tipo de exercício físico devem estar em relação com a idade, personalidade e situação clínica de cada pessoa, mas o exercício regular é necessário para todos os diabéticos e deve ser orientado pelo médico. Trabalho caseiro, jardinagem, caminhadas são considerados esforços físicos regulares e moderado, e para os mais bem condicionados, bicicleta e corridas leves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário