segunda-feira, 5 de junho de 2017

SOPA FRANCESA DE CEBOLAS



SOPA FRANCESA DE CEBOLAS
Que delícia de receita do nosso querido Chef Roberto Augusto, para aquecer nesse friozinho que já está chegando. Experimente!!! 


Ingredientes para o caldo,  faça primeiro:
500 gramas de músculo traseiro em cubos grandes
2 litros de água
1 cenoura
1 cebola
1 talo de salsão com as folhas
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
2 canelas em rama
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de fazer o caldo:
Lave a cenoura e o salsão; descasque a cenoura e corte cada um em 3 partes; descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda o louro com os cravos-da-índia.
Junte todos os ingredientes na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto o caldo cozinha, aproveite para dourar as cebolas da sopa.
Desligue o fogo e espere todo o vapor sair antes de abrir a panela. Coe o caldo e reserve. Por ser um caldo de cozimento rápido, você pode utilizar a carne e a cenoura em outras preparações.

Ingredientes para a sopa:
½ quilo de cebolas médias
2 colheres (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de vinho branco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1,5 litros do caldo de carne caseiro
3 fatias de pão italiano grossas (cerca de 3 cm de espessura)
1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino (cerca de 40 g)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo da sopa:
Descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas.
Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal.
 Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas.
 Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça; se as cebolas não caramelizarem, a sopa não fica gostosa.
 Se precisar, deixe cozinhar por mais tempo.
Junte o vinho e misture, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos da cebola, até evaporar.
Polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto - essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa.
Junte o caldo de uma só vez e misture bem com uma espátula, para dissolver os gruminhos de farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.
Enquanto isso, pré aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Aqueça uma frigideira em fogo médio e toste apenas um lado dos pães por cerca de 2 minutos.
Após os 30 minutos, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Transfira a sopa para um refratário ou panela que possa ir ao forno. Disponha as fatias de pão italiano, uma ao lado da outra, com a parte tostada para baixo - assim elas absorvem menos líquido e não desmancham.
 Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno.
Deixe por cerca de 10 minutos para gratinar. Se o seu forno tiver a opção grill pode usar, mas fique de olho para não queimar!
 O queijo pode levar menos tempo para derreter.
Com cuidado, retire a panela do forno e sirva a sopa imediatamente.

Maravilhas do renomado Chef Roberto Augusto!!!



                                 Benefícios das cebolas para a sua saúde



A cebola possui propriedades nutricionais tão poderosas para a saúde, que pode ser considerada um remédio natural para o combate de diversas doenças e enfermidades. Rica em agentes antioxidantes, ela fortalece o organismo e deixa o corpo sempre mais forte para o dia a dia. Conheça mais os seus benefícios e veja como utilizá-la da melhor maneira em sua alimentação.

Ingrediente marcante e que combina com as mais diversas opções gastronômicas, a cebola, além disso, é um poderoso alimento para a nossa saúde. Sempre adicionado a temperos e acompanhamentos de pratos, ela potencializa qualquer receita, tanto em questões de sabor e aroma, quanto em nutrientes essenciais para o organismo.
Com um alto poder curativo, a cebola é uma hortaliça excelente para ser utilizado em estações de temperaturas mais frias, como o inverno, por causa de suas propriedades antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico (de defesa do organismo) de problemas gripes e resfriados, tão comuns nessas épocas do ano. A nutricionista Paola Lisboa salienta o poder do alimento para questões respiratórias, que também afetam muito as pessoas em dias mais secos:
"A cebola contém quercetina, um flavonoide responsável por diversas funções no organismos, entre ela melhorar alergias respiratórias como asma e bronquite, ajuda a melhorar inflamações e age no combate ao câncer", explica a especialista.
A cebola também ajuda na circulação sanguínea. Veja outros benefícios!
A quercetina, que é encontrada em abundância na cebola, também beneficia na circulação do sangue, ajudando a prevenir a trombose e o envelhecimento das artérias e das veias. Além disso, melhora a capacidade do organismo de dissolver coágulos e também a equilibrar os níveis de colesterol.
Esse versátil e maravilhoso vegetal, ainda tem um valor nutricional extremamente rico em hidratos de carbono, que fornecem energia para o corpo, vitaminas A, B1, B2, C, K , P e betacaroteno, que contribuem para a saúde da pele e protegem a visão. A cebola ainda é rica em enxofre, tornando-a antisséptica e antibiótica ao agir organismo.

Fonte:www.conquistesuavida.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário