terça-feira, 5 de agosto de 2014

OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS- maravilhosa reportagem do site mdemulher.
 
Eles protegem você contra doenças. Se ainda não ouviu falar dos alimentos funcionais, vai encontrar motivos de sobra para incluí-los em sua lista de compras
Reportagem: Julia Moioli -                                     Edição: MdeMulher

       foto- Getty images             Conteúdo Women's Health


Azeite de oliva, soja, peixes e iogurtes fazem parte de uma poderosa lista. Cada vez mais pesquisas relacionam o consumo desses e de outros itens à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa. 
Por causa desses estudos, tais alimentos ficaram conhecidos como funcionais. "São ingredientes que, além da função nutricional básica, podem alterar seu metabolismo e produzir efeitos benéficos à saúde", diz a nutróloga Jocelem Salgado, professora de nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/ USP, em Piracicaba.

 "Não é cápsula, não é tablete, é alimento."

Não estamos sugerindo montar um cardápio lotado apenas de azeite e peixe, o que seria uma grande loucura! Primeiro, porque os mesmos alimentos diferem entre eles. O tomate de uma região é diferente da outra. Conta também o seu modo de vida. Isso influe na maneira como os alimentos agem no seu corpo. Ou seja, os alimentos só são capazes de oferecer benefícios quando a dieta é correta.

Veja tudo o que você precisa saber sobre o que os principais "ingredientes" desses alimentos. Fica a dica: antes de incluir ou excluir itens no cardápio, procure um nutricionista ou nutrólogo, que vai analisar o seu perfil e criar uma dieta personalizada.


Peixes marinhos
Não à toa, O principal "ingrediente" dos peixes, o ômega 3, virou moda. Eles melhoram da gordura do sangue, têm ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. O maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças. Há evidências de que o ômega 3 não apenas ajuda a prevenir arritmias, aterosclerose e infartos em pessoas saudáveis como também reduz a incidência de eventos cardíacos e de mortalidade em pacientes com doenças preexistentes.
· Quantidade recomendada: 180 g por dia, o equivalente a 2 filés pequenos.
· Como incluir na dieta: assados ou cozidos, trazem mais benefícios para o coração do que fritos, salgados ou secos.


Soja
Diversas substâncias presentes na soja estão relacionadas à saúde e ao bem-estar feminino. É o caso das isoflavonas. Elas têm a estrutura química semelhante à do estrógeno humano e são também chamadas de fitoestrógeno. Quando absorvidas, atuam como estrógenos fracos e atenuam os sintomas da menopausa, como fogachos, irritabilidade, insônia, depressão, ressecamento vaginal. Elas também contribuem para a manutenção da saúde do sistema nervoso. E tem mais: reduzem os riscos de câncer de útero, ovário e mama, e aumentam a eficácia da radiação para exterminar o câncer de pulmão.
· Quantidade recomendada: 150 g de grãos de soja diários ou 1 xíc. (chá).
· Como incluir na dieta: utilize a proteína como substituto da carne animal ou, dependendo do produto, como se fosse leite.


Suco de uva integral
A uva escura possui substâncias antioxidantes principalmente em sua casca e sementes. O resveratrol e a quercetina estão relacionados à redução do risco de doenças cardiovasculares e à inibição da formação de câncer, coágulos e inflamações. Também vale lembrar que a uva é fonte de vitamina C e dos minerais ferro e potássio, portanto combate o envelhecimento precoce, e tem uma ótima quantidade de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
· Quantidade recomendada: 300 ml ao dia, o equivalente a 1 copo e meio.
· Como incluir na dieta: beba nos lanches (da manhã ou da tarde).


Frutas vermelhas
Framboesa, amora, mirtilo e o bom e velho morango. Ricas em vitamina C, superimportante para manter a pele jovem e saudável, elas têm ácido elágico, potente para o sistema imunológico.

 Outra: essas frutas têm flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.
· Quantidade recomendada: 1 ou 2 xícara (chá) das frutas, 300 ml do suco e 1 col. (sopa) de geleia por dia.
· Como incluir na dieta: o suco pode ser consumido nos lanches, a geleia no café da manhã e nos lanches e as frutas a qualquer hora (inclusive na forma de picolés e doces).


Chá verde
O chá verde, que é produzido da Camellia sinensis, contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Ele também protege contra Alzheimer e demência. Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. Além disso, melhora a função celular do sistema circulatório. E tem mais: estudos recentes mostram que ele pode proteger contra o glaucoma e outras doenças da visão.
· Quantidade recomendada: de 4 a 6 xícaras por dia.
· Como incluir na dieta: beba quente ou frio, no café da manhã, lanches, ceia ou alguns minutos após as refeições.


Aveia
Cuida do coração, combate o envelhecimento precoce e turbina o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar. Reduz também os níveis totais de colesterol, bem como o LDL
e sem efeitos adversos no HDL. Mais vantagens: a aveia carrega poucas calorias e gorduras, além de fornecer vitaminas, especialmente as do complexo B, e minerais, como manganês, selênio, fósforo e magnésio, e contém compostos que têm função antioxidante.
· Quantidade recomendada: 40 gramas de farelo de aveia por dia.
· Como incluir na dieta: basta salpicar em iogurtes e frutas ou usar no preparo de bolos e biscoitos.


Linhaça
A linhaça reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, turbina a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3. Para completar, a linhaça possui uma substância chamada lignana, que funciona como uma versão "falsa" do hormônio estrógeno, o que ajuda no controle de peso na época da menopausa.
· Quantidade recomendada: 1 col. (sopa) cheia por dia.
· Como incluir na dieta: prefira a versão dourada e adicione a sucos, vitaminas e iogurte. Compre a semente e triture para ter os benefícios.


Probióticos
Adicionados a iogurtes e leites fermentados, esses micro-organismos chegam vivos ao intestino, onde se reproduzem. O intestino trabalha como um reloginho
. Mas os probióticos vão além: fazem um bem danado ao sistema imunológico, porque eles impedem que bactérias e outros organismos nocivos se reproduzam e comprometam a saúde.
 Já foi comprovada sua eficácia no tratamento de pneumonia, síndrome do intestino irritável, úlceras e rotavírus.
· Quantidade recomendada: pelo menos, três vezes por semana.
· Como incluir na dieta: consuma iogurtes e leites fermentados com os micro-organismos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário