quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESPECIARIAS-
As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.
As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão e cardamomo.
 Fonte: blog da gastrô e wikipedia



As especiarias são as partes aromáticas (frutos, bagas, raízes ou cascas).
Açafrão: Muito usado na França, Itália e indispensável na preparação da Paella (prato Espanhol) bacalhau, risotos e sopas. Trata-se do pólen de lírios, que tem de ser colhidos à noite antes que as abelhas e passarinhos levem embora. Só a dificuldade de colher e a quantidade de flores para produzir já fazem dele uma das especiarias mais caras e requintadas do mundo.


Baunilha: fruto de planta nativa da América Central e México. Hoje muito cultivada na Malásia e até mesmo na Brasil. De suas flores (amarelo-pálido) nascem os frutos em forma de vagens compridas, que contém substancias gordurosas, açúcar, cera, resina, e o princípio aromático vanilina. Seu aroma e sabor destacam-se entre as essências e provêm de cristais de vanilina, que se formam na superfície da vagem, depois da fermentação e da secagem. É usada para conferir sabor a doces, cremes, sorvetes, pudins, manjares e bolos.

Canela: originária do Ceilão foi introduzida na Europa pelos navegantes Fenícios. A parte utilizada é a parte interna da casca da árvore, cortada em tiras e postas para secar. Sabor e odor característicos, ligeiramente doce, que se torna mais intenso quando moída. É encontrada em bastão (canela em pau) ou em pó. É usada como cobertura de maçãs, bananas, vinha d'alhos, doces, canjica, mingaus, chocolate quente, café, tortas, pastéis. É muito utilizada em pratos da cozinha oriental.

Cravo da Índia: uma especiaria apreciada desde as primeiras grandes navegações, muito consumido por suas característica medicinais, tem propriedades antissépticas e anestesiantes. Em dose moderada, nos chás após as refeições, o cravo-da-índia é excelente digestivo. De sabor doce e picante, é usado tanto para ornamentar como para dar sabor.

Curry (caril): originário da Índia é composto por trinta ingredientes diferentes que são basicamente: gengibre, pimenta vermelha, pimenta dedo-de-moça, pimenta-do-reino, cominho, coentro, cardamomo, cúrcuma, cravo, canela, erva doce e coentro em grão. Todos os temperos em pó e em dosagens diferentes. Sabor muito picante parece bastante com a cor do nosso açafrão em pó (cúrcuma). É utilizado em carnes, peixes, galinha, molhos, cremes, peixe, legumes e assados.
Gengibre:
Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.


Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Noz-moscada: é vendida ao natural, inteira para ser ralada e em pó. É empregada em bolos, doces, peixes, sal temperado, carnes, molho Bechamel, purês, molhos quentes em geral, estrogonofe, carne moída e legumes como a couve-flor.

Páprica: originária da Hungria, e é produzida a partir de uma espécie longa de pimentão doce, que são secos e reduzidos a pó. Já a páprica picante é produzida com uma espécie de pimentão picante. É usada para colorir e conferir sabor aos alimentos como batatas, peixes, frango, goulash, legumes, frutos do mar e misturada à manteiga.

Pimenta-do-reino: é conhecida como rainha das especiarias, é a baga de uma planta originária das florestas equatoriais da Índia. É uma trepadeira que leva 8 anos para atingir a maturidade e em boas condições produzirá por mais 20 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário